18/04/2023

Os 8 Motivos para Incluir Curcuma na sua Dieta

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Benefícios da cúrcuma para a saúde

Quando se trata de saúde, é sempre bom lembrarmos que os alimentos que consumimos têm um impacto primordial sobre como nos sentimos física e mentalmente.

As especiarias fazem parte da história da humanidade. Na época das grandes navegações e descobrimentos marítimos, elas eram consideradas artigos de luxo. Hoje, a ciência moderna respalda a antiga sabedoria e acrescenta importantes saberes através de sólidas pesquisas científicas.

Dentre as muitas especiarias, a cúrcuma chama atenção pelas potentes propriedades antiflamatórias e antioxidantes.

A cúrcuma (Curcuma longa), conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo sendo da mesma família do gengibre e tem sido associada a extensos benefícios, desde a redução de processos inflamatórios até a melhora da saúde cerebral. Isso devido aos seus fitoquímicos, os potentes curcuminoides encontrados em maior quantidade em seus rizomas.

Destacamos 8 benefícios do uso da cúrcuma para a saúde:

1) Anti-inflamatório: pesquisas mostram que a cúrcuma é altamente eficaz na redução da inflamação. O efeito antiflamatório da curcumina é provavelmente mediado por sua capacidade de inibir a ciclooxigenase-2 (COX-2), lipoxigenase (LOX) e óxido nítrico sintase induzível (iNOS);

2) Antioxidante: protege contra os radicais livre, reduzindo os riscos de doenças cardíacas e câncer;

3) Impulsiona a imunidade: suas propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas nos protegem de uma variedade de infecções;

4) Ajuda no tratamento do câncer: possui atividade preventiva por ajudar a bloquear a peroxidação lipídica e danos no DNA; possui habilidade de silenciamento genético por ação nutrigenômica; adjuvante no tratamento de vários cânceres;

5) Previne Diabetes: a curcumina presente na cúrcuma, inibe a formação de citocinas inflamatórias tendo um efeito favorável nos níveis de glicose no sangue;

6) Saúde cerebral: neutraliza o comprometimento cognitivo causado pelo traumatismo cranioencefálico (TCE), reduz o dano oxidativo e estimula a neurogênese em adultos e reduz o declínio cognitivo em pacientes com Alzheimer; protege contra o estresse e a depressão, pois também aumenta os neurotransmissores cerebrais (serotonina e dopamina);

7) Saúde intestinal : estimula a digestão e auxilia no tratamento de doença inflamatória do intestino. Estimula a vesícula biliar a produzir bile.

8) Saúde óssea: reduz sintomas de osteoartrite, efeito comparável a drogas analgésicas e anti-inflamatórias.

Nutricionista Clínica Funcional
e-mail: verenapassos@gmail.com