17/10/2022

Conheça os benefícios da creatina

A creatina é produzida dentro do nosso corpo em uma quantidade próxima de um grama por dia, e uma outra parte pode ser obtida com o consumo de alimentos-fontes: carnes, frango e peixes. Muitas vezes não conseguimos ingerir uma quantidade adequada através da alimentação, então recorrermos à suplementação.
 
A suplementação de creatina, principalmente a monohidratada tem sido associada com aumento da força muscular, de massa magra, sendo benéfica em exercícios de alta intensidade ou para treinamentos de resistência, por exemplo. Evidências mostram que a suplementação aumenta o armazenamento de creatina e promove uma rápida regeneração de energia, chamada de adenosina trifosfato (ATP), entre os exercícios, promovendo as adaptações necessárias e o aumento da performance durante o treino.
 
Além dos inúmeros benefícios para os praticantes de atividade física, a suplementação de creatina tem demonstrado bastante eficácia em idosos. Com o envelhecimento e a redução da atividade física, a creatina muscular em idosos tende a diminuir, e assim reduz a massa muscular, densidade óssea e resistência física. Há evidências de que a ingestão de creatina pode reverter essas alterações e, posteriormente, melhorar as atividades da vida diária.
 
Já no cérebro, a creatina está associada com a melhor função cognitiva por aumentar a concentração de fosfocreatina. A creatina é um suplemento nutricional bastante completo, melhora a qualidade de vida, rendimento nos treinos, evita a sarcopenia e a disfunção cognitiva.
 
Nutricionista Clínica Funcional
e-mail: verenapassos@gmail.com
Instagram: @verenapassos_nutri