26/10/2022

Benefícios das fibras na alimentação

Antes acreditava-se que as fibras eram importantes apenas para melhorar o funcionamento intestinal, mas alguns estudos evidenciaram que o consumo adequado de fibras na dieta pode reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como: hipertensão arterial e diabetes mellitus, além de melhorar os níveis de colesterol no sangue.

As fibras são carboidratos que não podem ser digeridas pelo organismo. Elas ajudam na manutenção da microbiota intestinal saudável que está relacionada à proteção contra a colonização e proliferação de bactérias patogênicas.

As fibras alimentares são classificadas em dois grupos, de acordo com seu perfil de solubilidade, são elas: solúveis e insolúveis.

As solúveis que têm a capacidade de se ligar à água e formar géis, retardam o esvaziamento gástrico podendo dar sensação de saciedade e modulam a mobilidade gastrointestinal. São encontradas principalmente em frutas e verduras, mas também em cereais (aveia e cevada) e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha).

As insolúveis são pouco fermentáveis e aceleram o tempo de trânsito intestinal devido à absorção de água. Elas aumentam o peso e a maciez das fezes e reduzem a constipação. São encontradas em verduras, farelo de trigo, aveia, arroz e alguns grãos integrais.

 

 

Verena Passos
Nutricionista Clínica Funcional
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